Celtico

Machine Gun'Maw (Pré-Season 6) (PT-BR)

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Runas
Marca de Dano de Ataque
Marca de Dano de Ataque
9x
Selo de Armadura
Selo de Armadura
9x
Glifo de Velocidade de Ataque
Glifo de Velocidade de Ataque
4x
Glifo de Resistência Mágica
Glifo de Resistência Mágica
5x
Quintessência de Velocidade de Ataque
Quintessência de Velocidade de Ataque
3x

Texto sobre as Runas

MARCAS
9 de DdA. Irá te ajudar a farmar melhor antes do nível 3, onde seu dano vai ser bem baixo.

SELOS
9 de armadura. Estará te ajudando na partida, fazendo você receber menos dano de minions / Campeões inimigos.

GLIFOS
4 de velocidade de ataque. Vai te ajudar a escalar o (W) melhor nos níveis mais baixos.
5 de Resistência Mágica. Bom caso você pegue no time inimigo algum campeão que tenha habilidades baseadas em dano mágico.

QUITESSÊNCIAS
3 de velocidade de ataque. Assim como os glifos, irá te ajudar a escalar melhor o (W) nos níveis mais baixos.

Itens Iniciais

Lâmina de Doran

Poção de Vida

Totem Vigilante (Amuleto)
Principais Itens

Grevas do Berserker

L�mina da F�ria de Guinsoo

Espada do Rei Destru�do

Lembran�as do Lorde Dominik

Alteração Vidente
Itens Situacionais

Dente de Nashor

Força da Trindade

Faca de Statikk
Itens Defensivos

Cimitarra Mercurial

V�u da Banshee

Anjo Guardi�o
Itens Completos

Grevas do Berserker

L�mina da F�ria de Guinsoo

Espada do Rei Destru�do

Dente de Nashor

Lembran�as do Lorde Dominik

Anjo Guardi�o

Alteração Vidente

Texto sobre os Itens

SOBRE A LÂMINA DA FÚRIA DE GUINSOO E DENTE DE NASHOR
Após as mudanças no Kog'Maw, que faz o (W) escalar com Velocidade de Ataque / DdA / PdA e o Buff que teve na Guinsoo, ele está absurdamente forte após fechar a guinsoo, conseguindo ganhar a troca com qualquer outro atirador. Recomendável fazer Guinsoo como primeiro item. Já o Dente de Nashor, ele da velocidade de ataque e poder de habilidade, também dando passivamente dano bonus no ataque básico.

GREVAS DO BERSEKER
Velocidade de movimento padrão e velocidade de ataque, ajudando a escala com o (W);

REI DESTRUÍDO
Com a passiva de que ataques básicos causam 6% da Vida atual do alvo em Dano Físico adicional (máx.: 60 contra tropas e monstros) ao contato. Sendo que roubo de Vida é aplicado a esse dano, e o ativo que Causa 10% da Vida máxima do alvo (mín.: 100) como Dano Físico, cura na mesma quantia, e rouba 25% da Velocidade de Movimento do alvo por 3 segundos. É um excelente item e fundamental para o Kog;

LEMBRANÇAS DO LORDE DOMINIK
Concedendo até +15% de Dano Físico contra campeões inimigos com mais Vida máxima que você (+1.5% de dano para cada 50 de diferença de Vida; diferença máxima: 500 de Vida), mais os 40% de penetração de armadura, você pode utilizar dele combando com o (Q) para retirar uma boa parte da armadura e resistência mágica do inimigo.

FORÇA DA TRINDADE
Um item bem situacional, com a vasta quantidade de benefícios que ele dará para o Kog (Mana, Velocidade de Ataque, crítico, Dano, Velocidade de Movimento, Redução de tempo de Recarga) parece bem tentador, mas é uma opção bem mais cara que os outros dois situacionais.

FACA DE STATIKK
Dando velocidade de ataque, crítico e velocidade de movimento, com sua passiva do ataque energizado, é um bom item para caso você não tenha runas de velocidade de ataque.

CIMITARRA MERCURIAL
Como Kog'Maw não nenhuma habilidade de scape além do flash, a cimitarra irá lhe conceder DdA e resistência mágica. É um bom item para caso seja pego por algum tipo de CC no meio da team fight ou 1x1, e até mesmo removendo ultimates como a do Zed e a do Vladmir.

VÉU DA BANSHEE
Além de te fornecer vida e resistência mágica, irá lhe conceder um escudo que irá bloquear um feitiço, bom contra campeões de poke (ex: Nidalee, Ziggs, etc...)

ANJO GUARDIÃO
Para caso o time inimigo tenha campeões que conseguem chegar fácilmente em você, geralmente com alguma habilidade de gap close (ex: Leona, Malphite, Jarvan IV, etc...). Recomendável após você perder o efeito da Anjo Guardião, trocar o item para uma banshee ou cimitarra, até carregar o efeito novamente da Anjo.

Sequencia de Habilidades
Passiva
 2     8   1213 15    Q
1 34  7 9          W
    5    10   14  1718 E
     6    11    16   R

Texto sobre as Habilidades

HABILIDADES

Q
Segunda habilidade a ser máximizada. Te dará velocidade de ataque, cada vez maior dependendo do nível da habilidade, e tirando a armadura e resistência mágica do campeão inimigo.

W
Como este guia está focando no (W) do Kog'Maw, está será a primeira habilidade a ser maximizada. Aumentará seu alcance de ataque de acordo com o nível da habilidade, e como ela escala com velocidade de ataque, os tiros irão ficar absurdamente rápido enquanto a habilidade está ativada.

E
Dará dano mágico e lentidão na área, a última a ser maximizada. É boa para caso algum inimigo tente te perseguir.

R
Boa para abater inimigos com pouca vida fora do seu alcance de ataque, ou checar os arbustos. Administre bem sua mana, pois a cada disparo da ultimate dentro de um tempo, aumenta o custo de mana, e consequentemente o dano que ela causará.

Texto sobre os Talentos

TALENTOS

FEROCIDADE
O básica para os atiradores, só mudando a Sede de Sangue do Mestre da Guerra para Fervor da Batalha, pois Kog'Maw será baseado em velocidade de ataque, não em crítico. Mas caso você faça a Statikk ou Força da Trindade e quer um sustain a mais, ela se tornará viável.

DETERMINAÇÃO
Armadura, redução de dano, aumento de cura e redução de tempo de recarga dos feitiços de invocador irá te ajudar bastante, pelo fato de você ser bem squishy.

Jogando de Kog'Maw

PRÓS
-Extremamente forte contra tankers;
-Após fechar Guinsoo, consegue solar qualquer atirador;
-Consegue puxar a rota e levar torres fácilmente.

CONTRAS
-
Sem escape, pode ser pego fácilmente;
-Precisa de certa noção de posicionamento para jogar com ele;
-Passiva parcialmente inútil, uma vez que só pode ser usada quando morre.

CAMPEÕES BONS COM KOG'MAW
Em geral, campeões que consiga protege-lo, tirando assassins e lutadores de perto do mesmo, como:
-Leona;
-Braum;
-Allistar;
-Nautilus;
-janna.

CAMPEÕES BONS CONTRA KOG'MAW
Suportes que consegue anular Kog'maw com algum CC ou dano (Geralmente suportes que fazem dano), como:
-Annie;
-Brand;
-vel'Koz.
Campeões com Gap Close forte, como:
-Leona;
-Thresh;
-Malphite;
-jarvan IV;
-Vi.

EARLY GAME COM KOG'MAW
Kog é extremamente fraco no early, fique seguro atrás de seus minions apenas farmando, tente voltar pela primeira vez à base com ouro suficiente para poder comprar a Varinha Explosiva e a Picareta. Contiue seguro, apenas farmando, você só tentará agressivar caso seu caçador for gankar sua rota, ou se seu suporte querer iniciar e conseguir acertar o atirador inimigo com algum cc, ou dando um dano razoável. Dependendo da quantidade de ouro, volte pra base já com Guinsoo fechada, e talvez a Grevas do berseker. Tente conciliar suas voltas a base, tentando ter esses 2 itens já feitos em até 3 voltas a base.

LATE GAME COM KOG'MAW
É aqui que o Kog irá brilhar. Com 3 ou 4 itens fechados, ele já estará causando um dano razoavelmente alto. Um bom posicionamente, com seu suporte te protegendo, você poderá ganhar a lutar tranquilamente, mas se caso você seja pego, dificilmente irá conseguir se reposicionar, fazendo seu time perder a luta. Se um tanker ou lutador partir pra cima de você, tente utilizar o combo (Q) + (E) + (W), removendo parte da armadura e resistência mágica do mesmo, causando lentidão, e o aumento do alcance e velocidade de ataque do (W), lhe dando a oportunidade de kitar o inimigo.

Adendos

AVISO!
1- Estou publicando este guia durante o Patch 5.23, estamos na pré-temporada 6, então provavelmente o Kog pode ser nerfado, e a Guinsoo também, logo este guia será datado até o momento que mudarem algo no Kog e na Guinsoo.

2- Os itens/runas/talentos foram baseados no que eu estou utilizando e vejo que veio dando certo no elo Platina (Estou atualmente no Platina 3), com meu índice de sucesso de 70% em 19 partidas.

3-Se você leu até aqui, obrigado.
Me ajude dando seu feedback e críticas são sempre bem vindas, fazendo isso você me ajuda com meu hobbie, que é trazer minhas experiências e conhecimentos dentro do jogo, como estará ajudando a comunidade brasileira, trazendo cada vez mais conhecimento para os novatos.

Obrigado novamente, e bom jogo!
Por um servidor livre de pessoas tóxicas!!!

Glossário

Teve algum termo que você não entendeu?
Quer saber mais sobre os termo?
Aqui está!

Avançadas

Flank = Emboscar alguém por trás, forçando o inimigo a ficar preso.

Harass – Dar dano não letal no inimigo, muitas vezes obrigando-os a ir pra base curar ou estarem na desvantagem quando receberem um gank.

PBAOE = Exemplo: Ultimate do Nunu (Point Blank Area of Effect). A área de efeito é concentrada no centro do conjurador.

Skirmish = Um luta de pequeno porte. Involve no máximo 2 à 3 jogadores.

Proc = Abreviação de “procedure”, procedimento. Refere-se a um item com a capacidade de ativar caso certas circunstâncias sejam cumpridas. Ex: Sheen,

Peel = Descascar. Dar dano sem dar All-in, quando seu oponente tenta dar engage em uma luta de equipe. Economiza-se seus recursos para não morrer e recua-se para impedir a agressividade do adversário.

Personagem

AP = Poder de Habilidade. O número que aumenta a eficácia de certas habilidades habilidades.

Carry = Um personagem que, se jogado corretamente, tem um potencial de dano altíssimo. Normalmente estes heróis são fracos no começo do jogo e exigem muito farm (dinheiro, gold/ouro).

Champion/Champ/Char = O personagem que você controla.

Executed = Morrer pra uma torre, sem nenhum herói inimigo ganhar crédito (e, eventualmente, ouro) por isso.

IAS = Velocidade de ataque aumentada (Increased Attack Speed).

MR = Resistência Mágica. Funciona como armadura contra habilidades mágicas, reduzindo os danos.

MS = Velocidade de movimento (Move speed).

Passiva = Uma habilidade que não pode ser ativada pelo jogador. Ela é permanente ou acontece quando certos requerimentos são cumpridos.

Skin = Itens que dão ao campeão um novo visual.

Summoner = Invocador, sua representação no jogo. Essencialmente, você é o mestre de marionetes de seu campeão escolhido e você tem suas próprias habilidades: Feitiços de Invocador juntamente com as habilidades do campeão.

Support = Personagens cujo trabalho é dar suporte a outros personagens: cura, buffs, CC nos adversários, etc.

Tank = Personagem com muito HP e provavelmente armadura / resistência. Cujo trabalho é absorver dano e também pode ser iniciar as lutas de time.

Habilidades

AOE = Área de efeito, uma habilidade que cobre uma área, ao invés de um único personagem (Area Of Effect).

Buff = Normalmente, um aumento temporário de algum status. Também pode ser visto em itens.

Build = O conjunto de itens que você completa durante o jogo.

CD = O tempo entre o uso de habilidades (Cool down).

DD = Dano direto. Normalmente DDs são inevitáveis (não há como desviar): Habilidade de clique, auto ataque. Por exemplo: Desintegrar (Q) da Annie.

Disable = O Disable é um debuff que normalmente evita alguma ação sobre o jogador. Essa ação pode ser andar, usar habilidades, feitiços de invocador ou itens e/ou atacar.

Heal = Pode significar o Feitiço de Invocador ou o ato de voltar base para regenerar o HP/Mana.

Root = Um controle de multidão que impede qualquer movimento por um campeão.

Skillshot = Uma habilidade que dispara um projétil que pode ser evitado. Por exemplo: a gaiola de Morgana, a ult da Ashe

Silence = Um controle de multidão que impede qualquer habilidade de ser usada por um campeão.

Stun = Um controle de multidão que impede qualquer ação de um campeão.

TP/Teleport = Feitiço de invocador de teletransporte usado para percorrer o mapa.

Ult/Ultimate = capacidade máxima. A habilidade R.

Geral

DOT = dano ao longo do tempo.

Elo = A pontuação que uma pessoa tem no sistema de classificação.

Feed = Um jogador que morre constantemente e alimenta o outro time (dá a recompensa de ouro por matar alguém). Ser chamado de feeder não é um elogio. Um feeder tem um monte de mortes.

Raqequit = Quando alguém sai de um jogo por raiva (foi morto, está perdendo).

Scale = Campeões que com mais tempo de jogo (level e itens) ficam mais forte.

Smurf = Uma conta de baixo nível/ELO de um jogador experiente.

Mapa

Brush/Bush = A grama alta que faz com que o seu herói possa ficar escondido para as pessoas de fora.

Grass = Veja brush/bush.

Jungle = Mato. A parte dos creeps neutros, permitindo que haja lanes solo e melhores ganks.

Lane = Top/Mid/Botom = Os caminhos (rotas) que levam à base inimiga. Topo, meio e baixo, respectivamente.

River = O rio que atravessa o mapa diagonalmente em Summoners Rift.

Itens

Aura = Uma “passiva”, que se aplica não só para o herói que a tem, mas também para os heróis dentro da distância dado para a aura. Uma passiva compartilhável.

CC = Controle de multidões. Movimentos que interferem as outras ações dos campeõe,s como atordoamento, fear, knockbacks/ups e blind (Crowd Control).

Monstros

Baron Nashor = O grande monstro que dá um buff muito bom toda a equipe quando morre. A grande caveira vermelha no mini-mapa.

Dragon = Dragão que fornece ouro e experiência para toda a equipe. Localizado no rio perto da pista inferior.

Neutrals = Os monstros neutros que vivem na selva. Eles podem ser eliminados por qualquer um dos dois times.

Unique = Certas itens possuem efeitos únicos, o que significa que a parte única não funciona caso tenha mais de um item igual.

Ações

All-in = Ação de jogar super agressivamente, usando bastantes recursos.

B = Back, ir pra base / recuar.

Bait = Fazer-se de isca para atrair um campeão ou o time inimigo baseado na estratégia do seu time.

Base = Indo de volta à base.

Care = Tomar cuidado, eles podem estar vindo atrás de você .

DC = Desconectar-se de um jogo.

Farm = Farmar envolve o acúmulo de ouro para o jogador. Isso geralmente é feito ao matar os creeps/minions na lane, dando o ataque que elimina a unidade.

Gank = Quando um inimigo que não é da sua lane aparece nela para tentar te matar.

Juke, juking = Ao ser perseguido, juke é enganar seus perseguidores. Normalmente, isso acontece na selva. Uma juke de sucesso pode variar de iludir o inimigo pela linha de visão (se aproveitar da fog [névoa] ou brushs), ou pode simplesmente fazer com que o inimigo erre um feitiço.

Last hit/LH= Obter o último hit, que concede ouro ao jogador.

Luta e Estratégias

Ace = Todo o time adversário está morto. Cuidado com o tempo que eles vão renascer, mas agora é um ótimo momento para empurrar as lanes.

BD/Backdoor = Quando alguém ataca a torre do inimigo sem os creeps. Quando alguém invade a base pra tentar quebrar a torre/nexus/inibidor escondido.

Disengage = Evitar um “engage”, uma luta, habilidades e itens que evitam que seu inimigo consiga lutar. Ex: Maré Violenta (R) da Nami, Talismã da Ascensão, Pilar de Gelo (E) do Trundle, etc.

Engage = Iniciar uma luta.

Foco = Escolher um jogador e concentrar-se nele numa teamfight.

Push = Empurrar uma lane matando os minions.

Teamfight = Luta de time, normalmente 5×5.

Expressões

GG = Bom jogo.

GJ/NJ = Bom trabalho.

GL HF = Boa sorte, divirta-se! Geralmente uma frase encorajadora dita antes do jogo.

MISS/MIA = Comumente usado para descrever quando um herói está em falta a partir de uma pista e pode indicar para a equipe que um gank pode acontecer.

OOM = Pouca mana (Out of mana).

Scrim = Diminutivo de scrimmage. Jogos amistosos de treino entre equipes.

Itens

Pot = Poção de vida e mana (às vezes elixires) .

Snowball = Efeito bola de neve, quando algum jogador consegue ficar mais forte que o adversário, consequentemente cria uma vantagem cada vez maior em cima do oponente.