Como Jogar Estando em Desvantagem

Como Jogar Estando em Desvantagem

COMO JOGAR ESTANDO EM DESVANTAGEM
por Stealthlink.


Lutando contra um "Lane Bully".

Existem várias matchups que você simplesmente não pode lutar com seu oponente cedo. Eles 
dão mais dano e toda vez que você vai farmar acaba tomando dano que é impossível trocar de 
volta.
Ex; Mundo/Shyvana/Renek x Riven.  Se você farmar com AA irá tomar MUITO dano.
A solução para esse problema é esperar a lanephase acabar e usar habilidades a distância 
(caso possuir) para dar last hit.  Se você não possuir nenhuma habilidade ranged e não puder 
trocar no mesmo nível, significa que ou você precisa de level ou items para igualar a lane.
Um start possível caso você preveja que será "bulinado" na lane é Couraça de Pano + 5 pots 
para ter um sustain enquanto toma uns tapas farmando, porém você não é imortal. O ponto 
de ter esse sustain é ficar o mais tempo possível na lane para tentar ganhar vantagem.
A maioria dos matchups entre Melee x Ranged favorecem MUITO os Ranged, e por isso é uma 
boa estratégia começar com Frasco Cristalino + pots até chegar a um ponto em que você terá 
resistência/sustain suficiente para não morrer em 1 rotação; ou então até você ter dano 
suficiente para matar seu oponente. Seu objetivo é esgotar os recursos de seu oponente para 
tentar ganhar vantagem em nível.
Temos por exemplo, uma matchup de Kassadin x Qualquer campeão. O objetivo na lane é usar 
o Q no oponente o máximo possível enquanto dá last hit, até chegar um ponto que seu 
oponente TERÁ que ir base e você conseguirá farmar 1 ou 2 waves inteiras. Repita o processo 
até conseguir dar All-wins e seu Kassadin virará um monstro.
Existem alguns truques para evitar que os Lane Bullies tenham um impacto tão grande no 
lategame, e geralmente o que acontece com esses campeões é que se a vantagem não é 
grande, eles perdem por "outscaling", ou seja, não 'escalam' tão bem durante o jogo quanto 
outros campeões. Se você não der vantagem à eles, claro que tudo fica mais fácil.


Os maiores erros que podem ser cometidos.

Perder 30/50/70% da sua vida para pegar um ou dois Creeps. Simplesmente NÃO vale a pena. 
Você praticamente dará uma quase certeza de kill no próximo engage, fora que perderá 
vantagem por ter que esperar regen/pots ou ir base.
É importante ser cuidadoso para não abusar das Habilidades na hora de farmar, pois caso o 
oponente comece a freezar você terá de arriscar muito para quebrar o Freeze e poder farmar 
normalmente.


Estar atrás por 0/1 ou 20 cs ou "um pouco".

Antes de explicar o tópico, é importante esclarecer que estar atrás por esse "pouco" não 
significa estar perdendo. É perfeitamente possível ser o campeão mais forte mesmo estando 
atrás por esse pouco. Mas é aí que entra o conhecimento ESPECÍFICO de Matchups.
Não importa contra que tipo de campeão você está jogando na lane, se você perdeu 1x1 é 
necessário reconsiderar sua posição e atitudes. Se pergunte se é seguro farmar no meio da 
lane. Lembre-se de anotar tempos de recarga de spells e Ultimates, principalmente se elas 
podem decidir entre uma troca favorável ou não.
Estando 0/1 ainda é possível trocar com seu oponente, porém você terá de ser mais esperto 
que ele. Vá para cima quando ele gastar alguma habilidade para farmar ou caso erre um Poke, 
voltando logo em seguida.  É o famoso "punish". O objetivo aqui é tentar igualar a lane e 
farmar. Não matar o seu oponente. Isso não significa que você não deve fazer nada, mas é 
importante OBSERVAR e AGARRAR OPORTUNIDADES. Você deve entender que você não está 
mais forte que ele, e as coisas podem dar bem errado se você for para cima sem propósito. 
Na maioria dos matchups, uma simples Couraça de Pano pode mudar a lane toda, e em caso 
de lane contra AP, um Capuz do Espectro dá segurança extra.


Estar atrás por 0/2 ou 40 cs ou "bastante".

Se você está atrás por 0/2 provavelmente cometeu vários erros. Não importa se você morreu 
1x1 ou em um gank, perceba seu erro e tente corrigi-lo antes que não de mais tempo. Você 
provavelmente terá dificuldades em farmar até debaixo da torre.
Sua preocupação principal agora é que você não está segurando sua Torre, e sim tentando 
pegar o máximo de experiência e farm que conseguir. Mas você nunca poderá estar em uma 
posição de engage para o seu oponente/jungler inimigo.  Se é possível para seu oponente te 
dar Dive, esqueça a torre T1, senão você irá morrer E perder a Torre em seguida.
Então, como lidar com essa situação fuderosa de lares e amor entre amigos que jogam juntos?
Simples, ROAMING. Se você não consegue aguentar mais na lane contra o oponente, vá para 
outra lane e tente pegar objetivos/kills. Um TP bem usado na Botlane, por exemplo, 
provavelmente garantirá Dragon e Torre, além de possíveis duas kills. Um Roaming bem dado 
no mid pode garantir uma TF ou vantagem para seu Midlaner.  Essa é a melhor estratégia 
possível, pois assim que seu oponente levar a Torre T1, ele procurará oportunidades, já que 
provavelmente ele não poderá puxar até T2 sem risco.


Jogando como time quando atrás no jogo.

Agora que a Lanephase acabou, é importante uma menção sobre jogar sem vantagem como 
um time. Jogar sem vantagem = não poder ganhar TFs 5x5. Não conseguir ganhar 5x5 nem 
sempre significa estar atrás, daí a importância de uma Team Comp coesa. Se for o caso, 
provavelmente sua Composição tem um potencial de Split-push ou pickoff fantástico, é só uma 
questão de dar uma Call certa rumo à vitória, seja para separar a equipe inimiga ou pegar 
alguém desprevenido.


Pick-offs.

A maneira mais fácil de se criar oportunidades de pick-off é sempre ter disponíveis no time 
Detectoras e Sweepers, e esperar em alguma Bush na jungle inimiga. É necessária atenção 
para não dar de frente com uma rotação completa do time inimigo, arriscando perder a TF. 
Após o Dragon realizado pela equipe inimiga, perceba se o Midlaner ou ADC tem algum buff. 
Caso não, é possível fazer uma rotação para realizar um pick-off no jungler e outro laner 
inimigo. É necessária observação e timing impecáveis para nada dar errado, sempre esteja um 
passo a frente. 
Porquê o buff azul invés do vermelho/vice-versa? Porque como aquele time acabou de 
disputar dragon, a área estará possivelmente toda wardada, dificultando a passagem sem ser 
detectado e frustrando o pick-off.


Troca de objetivos.

As melhores chances de troca de objetivo nascem quando o time inimigo vai fazer Dragon. Já 
que o Dragão não possui um impacto tão grande até chegar no 5º buff, é interessante ter visão 
de jogo para trocar um objetivo por duas Torres de alguma lane avançada, caso o time esteja 
presente no momento. Gold global equivale a mais vantagem, e às vezes 8% de dano mágico e 
físico a mais não compensa perder 2 Torres e dar vantagem de gold para o time adversário 
todo. 
Há também uma chance de fazer o "Stealth Baron" enquanto o time inimigo faz dragon. Basta 
ter noção de tempo para tirar as wards do Baron antes que eles comecem e pelo menos 1 
pessoa para fingir contestar o Dragão , assim fica mais difícil desconfiarem do "Stealth Baron". 


Separando o time inimigo.

Isso requer várias wards e champions que possuam mobilidade/escape nativo. Ser pego 
enquanto você faz Split aumenta a vantagem dos inimigos de forma dramática caso algum 
objetivo esteja disponível. O objetivo aqui não é levar torres na maioria dos casos, e sim 
diminuir a vantagem de um time negando cs e possivelmente separando o time para pick-off.
Escolhendo qual decisão tomar.
As Team Comps importam MUITO na decisão a se tomar. Se o time inimigo dá "outscale" em 
vocês ou na maioria, é melhor realizar pick-offs e troca de objetivos constante. Se o seu time 
que dá "outscale", qualquer uma das 3 opções é válida, e um Split-push com emboscada se 
torna mais passível de sucesso quando disponível algum objetivo fácil. 
A razão por trás disso é que você não quer arrastar o jogo, e sim virar simplesmente de uma 
hora para outra a vantagem. E a melhor maneira para tal são os pick-offs e emboscadas, 
sempre em primeira opção/mais viável.


Teamfights quando em desvantagem.

Opção 1:

Por várias vezes, você consegue ganhar Fights ou quando se está atrás de 2 à 5k de gold 
apenas porque o time inimigo está fora de posição. Pense num Xerath 20/0 com 200cs em 
25min. Se o time conseguir um hard engage por falha de posicionamento e estorar ele 
rapidamente, o time inimigo fica sem sua fonte principal de dano. Se a "fight" foi esperta o 
suficiente, seu time terá recursos para ganhar o resto da luta.
Identificar previamente qual o membro mais forte é MUITO IMPORTANTE MESMO. Aperte tab 
e perca alguns segundos para ver quais inimigos estão feedados, e você pode utilizar a 
vantagem de lane/previsão de movimentação de seu oponente de lane para saber se ele irá se 
matar para pegar kills ou se ele tende a se posicionar erroneamente. Conte isso para seu time!
A melhor hora para dar engage num time é quando eles estão avançados fazendo "siege". E a 
melhor maneira de dar engage num Carry é flanqueando ele e aplicando MUITO hard CC. 
Cerque o Carry com maior potencial no time adversário e decidam se vocês irão continuar 
lutando ou dar disengage para de recuperar antes.

Opção 2/3/4:

As outras opções envolvem lutar 2x2 ou 2x1 na jungle(2), no Baron (3) ou no dragon (4). E 
todas elas são similares. Permitem a escolha de algum objetivo perto e causar confusão no 
time inimigo. O objetivo aqui é separar o time adversário para capitalizar a vantagem 
conquistada depois. Isso é relativamente difícil de se fazer devido a incrível necessidade de 
comunicação e execução perfeita da jogada, tudo depende de instinto e dedos rápidos.
Avistou um inimigo longe do time e se afastando de uma zona "segura"? ENGAGE 
INSTÂNTANEO. Trabalhe no erro dos oponentes o máximo que conseguir. É necessário cuidado 
pois a luta pode virar a qualquer momento caso a jogada não seja feita corretamente.


Os maiores erros que seu time pode cometer.

Não ter visão. Visão ganha jogo, e quanto mais controle de mapa, mais fácil de se realizarem 
trocas de objetivos e pick-offs. É possível prever toda a estratégia de um time caso se tenha 
uma visão clara de seus adversários e evita deles se esconderem em Bushes quando em 
chase/luta.
Não seguir o engage. Se seu Wukong, Malphite ou Kalista der engage e você não seguir, as 
coisas podem dar MUITO erradas. Primeiro que todos os carrys estarão atrás enquanto 1 ou 2 
do seu time foram pra cima tomar TUDO que os inimigos possuem e você acabará lutando 4x5 
ou 3x5.
O engage tem que ser PERFEITO. Paciência é importante e prestar atenção nas habilidades 
inimigas é essencial para ter o momentum. Se você sabe que eles possuem Tempo de Recarga 
alto nas habilidades (W do Kog, E do Graves, R do Ez) agarre essas oportunidades e vá para 
cima. 

 

É isso ai Lolzeiros, esse texto foi retirado do Reddit postado por  Stealthlink e traduzido por bhsn.
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