Farmar: Abater tropas é fundamental.

Fala fala meu queridos e minhas queridas LoLzeiras,

Hoje acordei e lembrei do meu sonho, estava chutando um minion... Mentira! Conversando hoje com o meu amigo BomBom, surgiu o papo  sobre a importância de você estar "fedado" no jogo, e que isso nem sempre ocorre por você estar 30/2/18, PERA AI LOLZEIRO, COMO ASSIM? É isso mesmo.

Como disse no post sobre as sentinelas, exitem diferenças do tier bronze para os tiers mais elevados sendo elas, mecânica de jogo, tomada de decisão, trabalho em equipe e bla bla bla,  sempre levando em conta a importancia de você ter a visão e dominio do mapa, hoje eu entro mais para ajudar a você ficar "FEDADO" ou ajudando a você a melhorar sua mecanica de jogo em 40%, somente aprendendo a "FAMAR"!

Mas o que é FARMAR?

"Farmar" vem do ingles Farm, o que ao pé da letra, seria algo como colher o dinheiro da morte dos  minions, o que fica ridículo, então demos aquela famosa "abrasileirada": "Abates das tropas inimigas" que consiste na quantidade de minions/creeps inimigos e monstros neutros que você mata durante o jogo.

MINIONS

Como já sabemos a definição, vamos para o que interessa, ensinar a vocês a cometerem o "minioncidio"... Primeiramente temos que concordar que dinheiro/gold é tudo em league of legends, sem ele não tem Itens, sem itens você não tem vantagens e sem vatagens você está perdendo o jogo.

Tendo isso em mente todos queremos ficar mega fortes e para isso precisamos de gold, mas não ficar parado e esperar aquele gold passivo dar 1,5K para comprarmos uma BF ou pior ainda, tentar matar o nosso inimigo e acabar morrendo à toa, podemos conseguir isso e mais um pouco só matando os minions/creeps, AHHH MAS EU VO MATAR ELE 2x E VO BASE! Calma, em média, se você matar de 15-16 minions/creeps você terá o mesmo dinheiro/gold que um abate/kill! Bem mais fácil e tranquilo do que sair pagando de rambo na lane.

Pegando o principio matematico de Elyndar - é sério isso? - Não, eu que deixei isso com cara de aula de matématica da escola. Elyndar é um jogador do servidor norte americano que me inspirou a pesquisar um pouco mais sobre o farm, bom Elyndar diz: se você teve um jogo de 30 minutos e farmou 150, você pode pensar que está ótimo, mas não está! Sabe porque?
A cada 30 segundos sai uma leva de minions da base, cada leva tem 3 tropas melee (atacam de perto) e 3 tropas casters (atacam de longe) e sempre na terceira leva vem uma tropa a mais, o canhão ou catapulta como preferirem, isso significa que cada 3 levas contém 19 minions (9 melees, 9 casters e 1 canhão). Os minions saem da base aos 1:30min e chegam na lane aos 2:00min. Aos 30min de jogo 56 levas de tropas foram até a sua lane, o que da, aproxiamdamente, 355 tropas. NOSSA! Calma! Não é tudo, contando que você farmou somente 150 matematicamente isso seria: 150 / 355 x 100% = 42% ... É ...

Contando que cada tropa da a media de $20, o máximo que você conseguiria aos 30min de jogo seriam $7.100, mas farmando 150 você só fez $3.000 que da uma diferença de $4.100 de ou 14 kills. Mas lógico, ignorem o tempo de volta para base, se você saiu para ajudar o jungle e etc... Conte como se você estivesse sozinho farmando a sua lane sem sair dela, sem piscar ou pestanejar.

AHHH MAS EU NAO CONSIGO FICAR DANDO LAST HIT!!!!!UM!!!!!!! Ok ok, a gente vai te dar umas dicas.

Como treinar seu "Farm" no LOL?

Para melhorar, a melhor dica é você treinar. Mas calma lá, antes de entrar na fila para uma partida, crie uma partida customizada e comece a treinar SOZINHO(a), você não vai aprender a farmar somente lendo um texto que um noob escreveu. :P O exercicio segunda Elyndar é o seguinte, lembrando, somente nos 5 minutos de jogo:

  1. Consiga pelo menos 95% do máximo de farm possível (36 de 38), com runas, masteries e itens normais, sem oponentes (bots) na lane. Isso aplicado em um jogo normal/rankeado fará você ter vantagem sobre os inimigos na lane, se eles te deixarem "farmando" sozinho, teram um problemão quando você voltar da base com mais itens do que eles.
  2. Faça o mesmo que o exercício 1, mas desta vez você deve manter o movimento entre um auto atack e outro, fique fora do alcance dos auto-ataques dos minions antes que você de o LAST HIT, e vá perto dos minions apenas quando você for conseguir o farm em 1 hit. Esse passo é o começo para aumentar a sua mecanica de jogo, sempre manter o movimento, pois um alvo em movimento é sempre mais difícil de acertar.
  3.  Faça o mesmo que o exercício 1 e 2, mas agora você deve alternar em cada onda, dando o maximo de auto-ataques possiveis e mantando os minions em uma e dar o minimo de auto-ataques em outra. Isso te ensinará o famoso "EMPURRA A LANE!" e o "FREEZA A LANE!" (parar a lane).
  4. Faça o mesmo que o exercício 3, mas dessa vez com 1 bot como seu oponente, para simular o Harass de um adiversário. Isso vai te ajudar a não focar somente os minions mas também seu oponente, mas lembre-se você não está treinando a matar os inimigos, e sim em aprender a farmar like a Boss!
  5. Volte três casas. Zueira never ends.
  6. Faça o mesmo do exercício 3, mas agora contra 2 bots na sua lane. Para conseguir 2 bots na sua lane basta adicionar 5 bots no jogo.
  7. Faça o mesmo que o exercício 6, mas agora sem masteries, runas e itens. Agora você vai sentir a pressão de não errar o last hit, contando com o dano maior dos bot você vai ter que literalmente rebolar para manter a sua meta de 36 minions.
  8. Faça o mesmo que o exercício 7, mas agora você terá de olhar seu mini mapa para conseguir ter visão e informação, faça isso entre um farm e outro. Também olhe o seu placar periodicamente (usando a tecla TAB). Isso fará com que você ganhe uma visão melhorada do jogo, não somente em sempre olhar onde estão os minions ou seus inimigos de lane, mas te fará ver algum gank em sua lane ou em outras e o fará reagir mais rapido, o placar serve para que você possa comparar o desenvolvimento do seu time contra o inimigo e também pode te mostrar a diferença de minions entre você e seu inimigo.
  9. Perdeu a sua vez. Aha, é filho o Patatí ou do Patatá?

Sempre bom lembrar, É POSSIVEL SIM Farmar em baixo da sua torre!
Para os minions melee (atacam de perto) bastam 2 ataques da torre e um auto-ataque seu
Para os minions casters (atacam de longe) é um auto-ataque seu, 1 ataque da torre e o seu tão esperado last hit, lembrando que se você é AD, após você ter 2 ou mais itens de dano somente 1 ataque da torre e o seu ataque de misericordia irá matar o minion.
E NÃO! Não vale a pena você tomar dano do seu inimigo por aquele ultimo minion, você terá que fazer decisões quanto a farmar minions mais distantes, as vezes essa ganancia pode te mandar para a base e você acaba perdendo por causa de 1 unico minions 2 levas inteiras deles.

Espero ter ajudado um pouquinho mais a vocês melhorarem suas mecanicas de jogo, e agora bora treinar que temos até novembro para alcançarmos o diamante, então a frente e avante...