Sentinelas: Visão é sempre importante.

Sentinelas: Visão é sempre importante.

Daew LoLzeiros(as), hoje acordei com sentinelas na cabeça e acabei lembrando da importância dela em partidas, tanto normal como rankeadas e por isso começo o primeiro post para ajudar novos LoLzeiros(as).

Bom, sei que muitos podem falar que estou sendo maldoso, MÃÃÃÃS existe sim muitas diferença entre os jogadores do tier bronze para tiers mais elevadas, as diferenças como mecânica de jogo, tomada de decisão, trabalho em equipe (Que por sinal é OP!) e um pouco de intuição, isso tudo diferencia e muito um jogador de League of Legends que almeja subir tiers. Dentro desta diferença toda existe uma coisa que ajuda a quem não sabe ainda muito bem do jogo em subir tiers que é ter visão do mapa (SENTINELAS!).

Visão e informação são o ponto chave em League of Legends. Já li muitas vezes jogadores profissionais, tanto brasileiros como estrangeiros dizendo que sentinelas são os itens mais poderosos do League of Legends, antecipando um gank, tendo visão do inimigo fazendo o Barão ou até mesmo pegando aquele inimigo que está mais forte passeando sozinho pelo mapa pensando que é a Disney pode mudar o rumo do jogo em um piscar de olhos.

Sei que muitos que não são tão experientes vão para de ler por aqui e sair comprando ward e tacando em tudo que é lugar, mas existe ainda um ponto chave para isso que são os lugares estratégicos e a situação em que você se encontra no jogo, e para isso tentarei ser o mais objetivo e simples explicando para que assim muitos consigam compreender o valor de uma ward e que a briga pare nos campos da Justiça quando alguém do seu time começa "NÃO TEMOS VISÃO DO MAPA! GG WP, TO BASE!".

Mapa_league_of_legends_Sentinelas

Legenda

Azul: Sentinelas Defensivas.
Vermelho: Sentinelas Ofensivas.
Verde: Sentinelas na Selva Defensivas.
Amarelo: Sentinelas na Selva Ofensivas.
Roxo: Sentinelas para Controle de Objetivos Globais.
Branco: Sentinelas para Controle de Rotas dos Inimigos.

*AS SENTINELAS ESTÃO POSICIONADAS COMO SE VOCÊ ESTIVESSE JOGANDO NO TIME ROXO (CANTO ESQUERDO INFERIOR DO MAPA).

Sentinelas Defensivas: 

Indicadas no mapa pelos pontos azuis tem a finalidade delas é te dar mais segurança no começo do jogo, ótimas para avistar um gank inimigo em sua lane e mostrar por onde o caçador da selva inimigo está passando.

Sentinelas Ofensivas:

Indicadas no mapa pelos pontos vermelhos tem a finalidade de dar a visão do inimigo quando você esta ganhando a lane ou quando você está conseguindo empurrar o inimigo para a torre dele e também de pegar o caçador da selva inimiga passeando na selva.

Sentinelas na Selva Defensivas:

Indicadas no mapa pelos pontos verdes tem a finalidade de dar a visão de uma invasão no começo do jogo por parte inimiga e futuras tentativas de roubo dos buffs.

Sentinelas na Selva Ofensivas: 

Indicadas no mapa pelos pontos amarelos tem a finalidade contraria das defensivas, você as pode colocar tanto para ter a visão do inimigo ao tentar uma invasão no começo do jogo quanto controlar o jogador inimigo que estiver na jungle.

Sentinelas de Controle dos Objetivos Globais:

Indicadas no mapa pelos pontos roxos tem a finalidade de controlar a visão do Dragão e do Barão, saber se a equipe inimigo já começou a fazer este objetivo e assim te dar a vantagem de contestar.

Sentinelas para Controle de Rotas do Inimigos:

Indicadas no mapa pelos pontos brancos tem a finalidade de você saber de onde e para onde determinado inimigo está indo, essas sentinelas são posicionadas no meio para o final do jogo, quando você tem a necessidade em saber se determinado inimigo está sozinho ou junto do time.

Sempre importante lembrar que não é função somente do suporte de comprar e posicionar sentinelas, quanto mais sentinelas você tiver no mapa, mais fácil de ver onde a equipe inimiga está. Outra coisa muito importante é lembrar que é possível usar o Feitiço de Invocador Teleportar em uma sentinela, isso faz com o que o jogador da Top Lane ou Mid Lane apareça em sua lane em um piscar de olhos tanto para te ajudar a atacar como para se defender.

Bot Lane

Assumindo que muitos aqui gostam de jogar de ADC ou de Suporte coloquei algumas diferenças na lane em posicionamento de sentinelas, como vale lembrar que um ADC que ajuda seu Suporte na hora de dar a visão para continuar dominando a lane já é 80% de chance de vitória.

Mapa_League_of_Legends_Bot_Lane
Legenda

Azul: Sentinelas Defensivas.
Vermelho: Sentinelas Ofensivas.
Laranja: Sentinelas Situacionais.

Bom, como já lido no texto anteriormente, sentinelas defensivas vão de proteger de ganks e as ofensivas te ajudaram a continuar dando pressão na lane, agora entram o posicionamento situacional que nada mais é do que como exemplo você acabou de quebrar a primeira torre (T1) do bot e quer continuar farmando e dar alguns hits na segunda torre do bot (T2), esse posicionamento vai te ajudar a ver o mid laner inimigo ou o jogador da selva inimiga chegando por meio da selva inimiga para te gankar, e como você vai ter visão você vai conseguir escapar em segurança fazendo o inimigo perder tempo ao tentar te gankar.

Valido lembrar que o posicionamento da sentinela com visão do dragão é muito importante, já que ele é um objetivo global que da dinheiro e experiencia a todos da equipe, ter visão dele pode ajudar a sua equipe a abrir uma vantagem em dinheiro sobre seus inimigos, que irá se converter em mais itens e com mais itens mais abates/kills e tudo caminhando por esse lado você terá uma vitória!

Top Lane

A Top Lane para mim é um dos locais mais difíceis de você se posicionar, já que você está 1x1 e a chance do jogador da selva inimiga fazer aquele famoso "TA CAMPANDO" é maior, pois a chance de um gank no top com um abate/kill é maior

Mapa_League_of_Legends_Top_Lane

Legenda

Azul: Sentinelas Defensivas.
Vermelho: Sentinelas Ofensivas.
Laranja: Sentinelas Situacionais.

Como já explicado na bot lane, a Top Lane tem quase as mesmas regras, porem as sentinelas defensivas serão posicionadas mesmo com você empurrando o seu inimigo para a torre dele, as sentinelas situacionais entram com a função de você controlar a selva inimiga e prever de futuros ganks do Mid e o jogador da selva inimiga ao você quebrar a primeira torre do top (T1).

Quando você está jogando na Top Lane você desempenha uma das funções mais importantes do jogo, não sendo tank, bruiser, off-tank mas deixando sempre a visão do Barão, que é o objetivo global mais forte do jogo.

Mid Lane

A Mid Lane conta com muitas entradas que facilitam você ser gankado, porém sentinelas posicionadas de maneira correta ajudam não somente a você se prevenir de ganks e voltar para a torre com segurança mas ajudam também o Top ou o Bot lane, já que você consegue dar visão do rio por onde o jogador da selva inimiga pode estar passando em direção a uma das outras lanes.

Sempre posicione sentinelas dos dois lados, pois se você perceber o inimigo da selva vindo te dar um gank, você consegue recuar e se ele persistir em ir para o outro lado tentar a sorte de novo você o verá e o fará perder tempo e experiencia nessa caminhada pelo mapa.

Mapa_League_of_Legends_Mid_Lane

Legenda

Azul: Sentinelas Defensivas.
Laranja: Sentinelas Situacionais.

A Mid Lane ao meu ponto de vista é o único lugar onde você irá posicionar sentinelas defensivas, mesmo elas tendo um lugar avantajado onde você pode ver e conseguir uma jogada ofensiva contra o jogador da selva inimiga, esse lugar ajudará mais ainda ver onde se encontram seus inimigos para as outras lanes, com isso na balança ao meu ver as sentinelas tem um papel mais defensivo do que ofensivo, já as sentinelas situacionais vão te ajudar a dar aquele famoso "roaming" que consiste em você ir para outra lane e ajudar a matar os inimigos, já que você terá visão de onde o jogador da selva inimiga pode estar você irá para a lane contraria que ele se encontra, para ter a vantagem numérica na lane.

Bom, espero que tenha ajudado um pouco mais com essa tentativa de tutorial, e é logico que vocês tem muitos e muitos lugares para colocar suas sentinelas, e devem pois lembrem-se, uma sentinela no mapa pode evitar uma derrota inesperada!

Até mais ver LoLzeiros.